Skip links

Os Cristais e as Cores

As cores exercem um impacto significativo em nossas emoções e psicologia, e essa propriedade é fundamental para determinar a eficácia terapêutica de cada cristal. O comprimento e a frequência das ondas de cada cristal estão diretamente associados à sua cor.

A luz, por sua vez, é uma forma de energia que se propaga, apresentando características tanto de partículas quanto de ondas. Ela é composta por fótons, que conferem a cada cor uma tonalidade específica, baseada na frequência (número de oscilações por unidade de tempo) e no comprimento da onda.

Em termos gerais, podemos classificar as cores da seguinte forma: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta. As cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) estão mais relacionadas ao mundo físico e material, enquanto as cores frias (azul e violeta) estão mais conectadas ao plano mental e espiritual. Quanto maior o comprimento da onda, mais quente e próximo do vermelho ela é; quanto menor, mais fria e próxima do violeta.

Cristais de cor PRETA
Estas pedras estão associadas ao 1º Chakra e são conhecidas por suas propriedades de proteção. Elas ajudam a dissipar a negatividade, promovem a limpeza energética e espiritual, e favorecem o alinhamento energético. Além disso, ajudam a nos ancorar na realidade, permitindo que visualizemos com clareza o que nos rodeia. As pedras pretas atuam como auxiliares do primeiro chakra, ressoando também nos chakras dos pés. Devido à sua energia densa, devem ser carregadas na parte inferior do corpo, preferencialmente no lado esquerdo, que é o lado receptivo.

Cristais de cor  VERMELHA
Assim como as pedras pretas, as pedras vermelhas também se relacionam com o 1º Chakra. Elas são fontes de vitalidade física e promovem a saúde, contribuindo para o tratamento do sangue e estimulando a circulação sanguínea. Além disso, essas pedras têm propriedades rejuvenescedoras e proporcionam coragem, determinação e sensualidade.

Cristais de cor LARANJA
Relacionadas ao 2º Chakra, essas pedras são fontes de estímulo criativo e espontaneidade. Elas ajudam na aceitação da individualidade, despertam talentos e proporcionam um sentimento de aconchego. Além disso, atuam na desintoxicação do organismo, desobstruindo energias bloqueadas e promovendo uma mentalidade positiva. Recomenda-se evitar o uso dessas pedras quando for necessário acalmar ou tranquilizar.

Cristais de cor AMARELA
Ligadas ao 3º Chakra, as pedras amarelas simbolizam vida, expansão e a energia vibrante do sol, que é responsável pela alegria de viver. Elas são altamente estimulantes e energizadoras, contribuindo para o magnetismo pessoal e a materialização de bens, pois atraem riqueza, brilho, poder e fama. É aconselhável evitar o uso dessas pedras após às 18 horas para não perturbar o sono.

Cristais de cor VERDE
Estas pedras estão associadas ao 4º Chakra e são fontes de equilíbrio, saúde, estabilidade, sabedoria, segurança e prosperidade. Elas trabalham aspectos mentais, estimulando a inspiração e aumentando a capacidade criativa, além de equilibrar as emoções, promovendo autoestima e autoconfiança. As pedras verdes também revitalizam o corpo e ajudam a regular o funcionamento de todas as glândulas.

Cristais de cor ROSA
Também ligadas ao 4º Chakra, as pedras rosas devem ser sempre utilizadas em conjunto com outras pedras, especialmente verdes. Elas são doadoras de amor, autoestima, sensibilidade e doçura, ajudando a liberar mágoas e ressentimentos, além de tratar traumas. O manganês, que dá a cor rosa a essas pedras, é um agente altamente sensibilizador, podendo deixar a pessoa emocionalmente vulnerável. Por isso, seu uso deve ser equilibrado com cristais verdes para evitar estados emocionais depressivos, carência afetiva e excesso de sensibilidade.

Cristais de cor AZUL 
Associadas ao 5º Chakra, essas pedras promovem sabedoria, discernimento, paz e conscientização. Elas atuam como calmantes, promovendo segurança, paciência, tolerância e compreensão. Além de aliviar tensões, dores e mal-estares, facilitam a fluência verbal. No entanto, o uso excessivo de pedras azuis claras pode resultar em letargia.

Cristais de cor ÍNDIGO
Relacionadas ao 6º Chakra, essas pedras promovem clareza mental, segurança e paz. Elas induzem à meditação e à contemplação, além de facilitar o senso de justiça. As pedras azul índigo ajudam a fornecer direcionamento, profundidade e introspecção. Contudo, o uso excessivo pode resultar em falta de aterramento.

Cristais de  cor VIOLETA
Associadas ao 7º Chakra, as pedras violetas possuem propriedades transmutadoras e espirituais, auxiliando na Conexão Espiritual e na transformação de atitudes durante momentos difíceis. No entanto, o uso excessivo dessas pedras pode levar a uma sensação de alienação e agitação mental, com pensamentos acelerados.

Cristais de cor BRANCA
Estas pedras também estão ligadas ao 7º Chakra e atuam como agentes de iluminação e purificação. Elas amplificam as energias espirituais, ajudando a desbloquear negatividades e a limpar e energizar ambientes e pessoas. No entanto, utilizar cristais brancos e transparentes sem a compreensão do momento pessoal pode intensificar sentimentos negativos, resultando em estresse, pânico e nervosismo.